upgrade xoops cube legacy



2008-04-24



Como a atualizar a partir do XOOPS 2.0.x JP

Tente primeiro em casa! É preferível tentar a atualização de uma cópia de seu portal no seu PC e, em seguida, mover o resultado para o mundo real. Ou então duplique o seu portal no servidor (dados e arquivos) e trabalhe apenas com a cópia.

ETAPA 1 - Preparação
http://xoops.net.br/docs/como-atualizar-o-xoops/images/atualizacao1.gif

  1. Verifique se a versão do PHP do seu servidor é maior que a 4.3.11.
  2. Para diminuir as chances de que algo dê errado, atualize o seu XOOPS para a última versão da série 2.0: XOOPS 2.0.16 JP
  3. Verifique a compatibilidade dos seus módulos nesta página. Fique atento quanto aos números das versões e veja se foram lançadas atualizações, e se essas são apenas opcionais (ex: inclusão de novos recursos) ou obrigatórias (ex: conserto de falhas de segurança).
    OK.png SIZE:250x117(9.5KB)System.png SIZE:249x117(12.1KB)No.png SIZE:249x117(10.7KB)
  4. No XOOPS Cube Legacy, o módulo Sistema ('system') é opcional, mas alguns módulos podem ser dependentes dele. Se isso acontecer, saiba que há uma cópia dele na pasta "extras" do pacote de instalação do XOOPS Cube Legacy (Package_Legacy/extras/system).

ETAPA 2 - Fechar o portal
http://xoops.net.br/docs/como-atualizar-o-xoops/images/atualizacao2.gif

  1. Nas preferências do sistema, selecione o tema 'default' e desabilite qualquer outro.
  2. Nas preferências do sistema, feche o seu portal.
  3. Nas preferências do sistema, altere o modo de depuração de erros para: PHP debug mode.
  4. Na opção "Blocos" do módulo "Sistema", desabilite qualquer bloco personalizado que contenha códigos PHP em seu conteúdo (se o bloco depender de variáveis globais X2's, pode ser que não funcione perfeitamente).
  5. Se desejar ainda mais segurança no processo de atualização, desligue TODOS os blocos, especialmente os blocos do sistema.
  6. Nas preferências do sistema, defina "nenhum" como o módulo inicial do portal. Isso evitará que apareça uma tela branca caso o módulo inicial apresente qualquer problema de incompatibilidade.
  7. Nas preferências do sistema, no final da página, remova todas as configurações de cache dos módulos, já que o Legacy provê um mecanismo de aceleramento diferente do antigo X2.

ETAPA 3: Substituição de arquivos
http://xoops.net.br/docs/como-atualizar-o-xoops/images/atualizacao3.gif

  1. Pessoalmente, não vejo motivo algum para remover os arquivos antigos. Porém, no wiki do xoopscube.org há uma recomendação de remover todos os arquivos de sua instalação, exceto o arquivo mainfile.php e as seguintes pastas:
    • images
    • themes
    • uploads
    • modules
    • XOOPS_TRUST_PATH
  2. Sobrescreva os arquivos antigos com o pacote do XOOPS Cube Legacy.Não copie a pasta "install", pois ela só é necessária para novas instalações. Também não subreescreva o arquivo mainfile.php
  3. Se necessário, atualize os módulos de terceiros que por ventura necessitem de atualização, conforme descrito na ETAPA 1.
    1. Você não precisa remover os arquivos do XOOPS_TRUST_PATH, basta atualizar os módulos que utilizam esse diretório para suas versões mais recentes.
    2. Não se esqueça de copiar os módulos "legacy" para o diretório "modules"!
    3. Se você estiver usando d3forum como gestor de comentários não se esqueça de copiar os arquivos contidos em "html /class/smarty/plugins" para o local apropriado.

ETAPA 4: Atualizar
http://xoops.net.br/docs/como-atualizar-o-xoops/images/atualizacao4.gif

  • Atualize manualmente o seu mainfile.php.
Como fazer isto? É bastante fácil.Abra o seu mainfile.php com um editor de texto similar ao notepad e altere isto:
if (!isset($xoopsOption['nocommon']) && XOOPS_ROOT_PATH != '') {
include XOOPS_ROOT_PATH."/include/common.php";
}
Para que fique deste jeito:
if (!defined('_LEGACY_PREVENT_LOAD_CORE_') && XOOPS_ROOT_PATH != '') {
@include_once XOOPS_ROOT_PATH."/include/cubecore_init.php";if (!isset($xoopsOption['nocommon']) && !defined('_LEGACY_PREVENT_EXEC_COMMON_')) {
include XOOPS_ROOT_PATH."/include/common.php";
}
}
Se você usa o XOOPS Protector, serão necessárias alterações adicionais no seu mainfile.php. Leia sobre isto neste documento ou na documentação contida no módulo protector.
Clique em 'Atualizar' do seu navegador.
  • Instale todos os novos módulos do XOOPS Cube Legacy (legacy, legacyRender, stdCache, user, pm).
  • Vá para a gestão de módulos e atualize todos os seus módulos.
  • Copie o módulo XUpgrade (Package_Legacy/extras/XUpgrade) para o diretório "modules" de seu servidor (XOOPS_ROOT_PATH/modules/).http://xoops.net.br/docs/como-atualizar-o-xoops/images/XUpgrade.png
  • Vá para a gestão de módulos, e instale o XUpgrade. Com esta instalação, várias configurações antigas serão automaticamente atualizadas para funcionar com os módulos Legacy.
  • Pronto, você pode opcionalmente desinstalar o módulo XUpgrade.

PASSO 5 - Reabrindo o Portal
http://xoops.net.br/docs/como-atualizar-o-xoops/images/atualizacao5.gif

  1. Atualize todos os módulos e verifique se cada um deles está funcionando.
  2. Veja nesta páginase os seus módulos dependem do módulo Sistema ('system'). Se nenhum deles for dependente, então você poderá desinstalá-lo e, se desejar, apagar o diretório 'system' do seu servidor. Se um módulo for dependente do Sistema, será mostrado essa imagem:System.png SIZE:249x117(12.1KB)
  3. Instale todos os blocos que serão usados. Não crie blocos personalizados agora, deixe para o próximo passo.
  4. Antes de instalar um bloco personalizado ou de selecionar um novo tema, abra uma cópia da administração em uma nova janela ou aba de seu navegador web. Assim, você não perderá o acesso administrativo caso haja algum problema com seu bloco ou tema.
  5. Refaça as preferências que por ventura foram perdidas no processo.
  6. Abra o seu site.
  7. Depois de verificar as configurações do site, desligue o modo de depuração ("debug").
Enhanced by Zemanta
Postar um comentário