Adicionando seções Personalizadas em Temas



2011-05-19

Adicionando seções Personalizadas em seu Temas:

O presente artigo tem como objetivo adicionar um identificador para a página inicial do XOOPS a fim de customizar o tema da forma que desejar de forma que a customização se repita apenas nas seções que você desejar.

Com esse artigo será possível adicionar seções de sliders com flash, jquery ou o que mais o usuário desejar na sua página inicial, poderá customizar uma índex totalmente diferente das demais seções do site e decidir em que páginas tais elementos irão se repetir.



Prefácio:


Recentemente no fórum tivems uma discussão a respeito de como adicionar um determinado objeto na página inicial do seu site XOOPS, achei interessante documentar as soluções apresentadas pelos participantes dessa discussão, esse método pode deixar seu site XOOPS bem mais dinâmico e bonito.

Ha uma infinidade de utilidades para tal técnica, como por exemplo:

  • Adicionar banners distintos para cada seção do site (notícias, downloads, artigos e etc.)
  • Deixar a página inicial diferente das demais, podendo transformá-la inclusive em um hotsite.
  • Modificar o layout de determinados blocos em seções diferentes do site.

E mais um monte de outras coisas, soltem a imaginação e postem seus resultados aqui. Sem mais firulas, vamos ao que interessa!


A Estrutura de um cabeçalho de um Tema XOOPS:


Pois bem, para fazer a coisa toda funcionar você terá que adicionar a linha de código abaixo imediatamente antes da tag </head>:

 <{assign var=theme_name value=$xoTheme->folderName}>

Feito isso vamos para o início do corpo do nosso documento e onde você encontrar <body> adicione a seguinte ID deixando igual como está abaixo:

 ”>

Pronto! Estamos quase lá! Agora vamos criar um IF para definir onde e quando nossas personalizações irão aparecer, no meu exemplo vou mandar que na página inicial apareça uma DIV com tamanho 400x150 com fundo cinza, que somente ela seja exibida lá! Na página inicial. Segue o código abaixo:

 <{if $xoops_dirname == "system"}>
 
Blá, Blá, Blá, Blá, Blá, Blá,
<{/if}>
Pronto! Feito isso na sua página inicial, somente nela, vai aparecer uma div com as dimensões citadas acima com a frase contida no seu interior!



Mais e se eu quiser que esta mensagem apareça, por exemplo, na seção de downloads do meu site?

A resposta é fácil! Suponhamos que você usa o módulo “TDMDownloads” como o seu gestor de arquivos, neste caso você vai alterar o código da seguinte forma:

 <{if $xoops_dirname == "TDMDownloads"}>
 
Blá, Blá, Blá, Blá, Blá, Blá,
<{/if}>
Note que na parte em negrito eu alterei o “System” para o nome do módulo de downloads, para colocar outro módulo, basta escrever exatamente o nome dele entre as aspas (não remova as aspas).


Finalizando:


Recentemente publiquei uma notícia com um modelo de tema base para facilitar a vida dos usuários XOOPS no desenvolvimento de temas, o mesmo já vem preparado para receber essa modificação, para tirar a duvida de como isso tem que ser inserido em um tema, baixe o “Theme Factory”, na pasta dele localize o arquivo “header.html” dentro dele tem toda a estrutura já pronta.


É isso aí galera, o tutorial fica por aqui, qualquer dúvida a respeito do artigo vai no tópico que tratamos desde assunto e posta tua dúvida lá!

Abraço.


Angelo Rocha




Postar um comentário